Fraturas

Fraturas é o rompimento completo ou incompleto de um osso ou cartilagem. esta acompanhada por vários graus de lesão dos tecidos moles , incluindo o aporte sanguíneo e a perda da função do sistema locomotor.

As fraturas em animais de raça de pequeno e médio porte ocorrem com mais freqüência, em diversas circunstâncias como quedas de camas, saltos do sofá, acidentes automobilísticos (atropelamentos), fraturas por fadiga (excesso de exercícios), fraturas causadas por moléstias (tumor) que causam enfraquecimentos do osso, e em situação de má nutrição (alimentação) ao longo do tempo.

As fraturas expostas, que no momento do trauma o osso rasga a musculatura e a pele e se torna visível. Neste caso a pessoa que estiver socorrendo o animal deve cobrir o osso com algum pano que esteja bem limpo, até que possa ser atendido pelo veterinário, este ato pode por muitas vezes evitar maiores infecções e melhorar as chances de sucesso no tratamento.

Os animais não apoiam o peso do corpo sobre o membro acometido, observa-se inchaço na região, instabilidade do membro, dor local, além de apatia.

O alívio do sofrimento animal ajuda muito na melhora da resposta ao tratamento preconizado.

O tratamento pode ser cirúrgico ou não cirúrgico dependendo do tipo de fratura.

O ato cirúrgico garante na maioria das vezes o restabelecimento da função dos membros de forma mais rápida e menos dolorosa para o animal.