Cachorro gripado

Cachorro gripado – o que fazer ??

Com as constantes mudanças do tempo não é só o ser humano que sofre com as terríveis doenças infecciosas; é bem comum o aparecimento de doenças virais e bacterianas em cães e a principal delas é a gripe canina – traqueobronquite infecciosa canina.

A traqueobronquite infecciosa canina ou gripe canina e uma enfermidade de cães que ataca o sistema respiratório, caracterizada por tosse curta e repetida, que pode durar de vários dias a algumas semanas. Pode ser causada tanto por vírus como por bactérias.

A traqueobronquite infecciosa é altamente contagiosa e a transmissão ocorre através do ar, ou seja, gotas eliminadas na tosse e espirro de animais contaminados. Assim animais sadios em contato com animais doentes podem desenvolver a doença..

Na sua forma mais comum, caracteriza-se por tosse seca e repetida geralmente é acompanhado por movimentos de esforço de vômito, muitas vezes confundidos com engasgo pelo proprietário, porém se não tratada adequadamente desenvolve uma tosse com muito catarro acrescida de broncopneumonia bacteriana complicante, podendo existir sinais como anorexia, depressão, febre, corrimento nasal e ocular e pode ser fatal.

Os animais mais susceptíveis ão os filhotes, os adultos os debilitados expostos a friagem, ou ainda submetidos a STRESS viagens longas, confinamentos, alimentações inadequadas e anemias.

Uma ótima forma de reduzir o risco de que seus animais adquiram a gripe canina é através da vacinação, onde na vez são necessárias 2 doses com intervalo de 30 dias e depois passa a ser 1 dose anual. A vacinação anual á a melhor forma de prevenir essa doença.