A Catarata e suas cirurgias

A catarata é uma desorganização das fibras do cristalino e da deformação das células. Quando essas alterações acontecem, impedem a passagem da luz e conseqüentemente a formação da imagem .

Mas as causas do aparecimento são: traumas (mordidas e pancadas), inflamações oculares crônicas, hereditariedade (transmissão do problema para os descendentes), má-formação congênita, idade avançada e degenerações de retina.

O ponto ideal para a cirurgia é quando o animal começa a se atrapalhar com os brinquedos ou não se desviar de obstáculos durante os passeios.

Quanto catarata é percebida logo que o quadro se instaura, mais fácil é o procedimento cirúrgico, e com uma recuperação melhor e mais acelerada, além de um prognóstico também muito mais positivo.

Quanto à recuperação de visão, ela é total, pouca diferença do olho normal é quase imperceptível para o dono.

A cirurgia mais adequada para a correção do problema é a facoemulsificação.

O pós-operatório é extremamente importante, onde os cuidados com o cão são fundamentais como, usar o colar protetor e medicar corretamente, embora seja um pouco trabalhoso, é temporário, e a melhora na qualidade de vida – e alegria – do seu cão, é permanente !